Como Definir meu Público-Alvo?

Por quê seus Concorrentes Conseguem Vender e você não?

Quem trabalha com ferramentas virtuais, e-commerce e redes sociais, sabe que apesar de ser um solo fértil, nem sempre conseguimos alcançar os resultados que desejamos com as vendas online. Nesse momento surge essa dúvida comum.

 

A resposta pode estar no modo como você realiza seu marketing digital, e principalmente, se usa um conceito chamado Persona.

O que é Público-Alvo

O pessoal da publicidade e do marketing já tem familiaridade com o termo, mas para muitas pessoas que fazem sozinhas suas campanhas, persona é uma palavra pouco conhecida e que normalmente é muito assimilada a Público-Alvo.

 

A confusão não está de toda errada. No entanto, é preciso ter em mente que Persona é um conceito que te ajuda não apenas a conhecer para quem você vende, mas também quem são essas pessoas, o que elas buscam, como se relacionam e quais seus principais “problemas”.

 

Criar uma Buyer Persona, é traçar o perfil de alguém que efetivamente compra os seus produtos ou adquiri os seus serviços, o que te auxilia na hora de trabalhar de forma mais focada nesse público-alvo.

 

Como Definir sua Persona ou Avatar

A Persona ou Avatar, é o conceito sobre aquilo que conseguimos depois que estudamos o público-alvo. Para exemplificar, vamos supor que você tenha uma empresa de bonecas, e que ao realizar pesquisas com seus clientes ativos, descobriu que:

 

80% das pessoas que fazem compras na sua Loja Virtual são mulheres casadas, entre 30-45 anos, do sudeste do País, que possuem filhas com menos de 10 anos de idade e que procuram lojas online que enviem o brinquedo em uma embalagem resistente, capaz de entregar em todo o País em até dois dias e que estejam apoiando instituições que ajudam crianças abandonadas, por exemplo.

 

Seu Avatar ou Persona são exatamente essas mulheres. Ao saber tudo isso, você vai além do público-alvo, descobre o motivo que os fazem comprar de você, os brinquedos preferidos e o que elas precisam para que a entrega da boneca seja eficiente. Pode ser frete grátis, entrega em 48 horas, embalagem resistente, entre outras coisas…

Como definir um Público-Alvo

Para definir essas personas é preciso se comunicar com sua base de clientes, enviar questionários específicos e chegar a repostas similares. Por isso, definir uma buyer persona é ter mais contato com o público e analisar características que sejam comuns entre eles, como as histórias pessoais, a localização demográfica, as preocupações, a idade, o modo como compram, entre outros.

 

A importância de definir e identificar seu Público-Alvo

Muitas pessoas ainda não entendem o porquê é tão importante ter claro a persona de seu negócio. A verdade é que com esse avatar criado, você passa a entender o tipo de conteúdo necessário para atrair essa pessoas até seu site, e-commerce ou rede social, descobre do que elas precisam e se empenha em oferecer a solução do seus problemas. Você consegue definir melhor como o marketing vai atuar para conquistar esse público, desenha estratégias mais eficazes, encontra o estilo e o tom certo para conversar com seus consumidores.

 

Além disso, você também entende melhor os meios usados por seu potenciais clientes na hora de buscar informação e produtos, assim como descobre como eles preferem consumir o conteúdo que você tem a entregar, independente de ser um e-mail marketing semanal, uma publicação em blog a cada dois dias ou até mesmo um SMS ou Whatsapp.

Como descobrir quem é o público alvo do meu negócio

A definição da persona do seu negócio, é a base para você conseguir vender seus produtos ou serviços igual seus concorrentes conseguem, porém isso não basta. A análise da sua estratégia de venda tem que ser analisada também, pois não basta atrair o Público Certo e Errar na hora da Venda. Por isso, nos dedicamos em criar um post com:

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Aproveite bem essa dica fundamental para o sucesso do seu negócio! No entanto, se você ficou com dúvida em algum ponto, entre em contato comigo! Será um enorme prazer poder te ajudar!

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